×
+EconomiaTécnico

Qual a importância do óleo lubrificante para a vida útil do motor do seu carro?

2021/02/02

12:00

Você sabe qual a função e a importância do óleo lubrificante do seu carro? E o que ele pode ter a ver com o meio ambiente? Se o motor do seu carro está com baixo desempenho, gastando muito combustível ou necessitando de troca frequente de peças, vale a pena entender um pouco mais sobre o óleo lubrificante e tentar identificar se o problema está aí.

Confira tudo nessa matéria e descubra como o óleo é importante para o bom desempenho do seu motor e o que você pode fazer pra reduzir os impactos negativos ao meio ambiente!

Afinal, para que serve o óleo lubrificante?

Os óleos lubrificantes são essenciais para garantir o bom funcionamento do motor, pois tem o papel de lubrificar e permitir a mobilidade das peças internas, evitando atritos e preservando a durabilidade do motor, além de ser importante para o controle da temperatura.

Existem três principais tipos de óleo de motor: óleo de base mineral, sintético (maior parte composta de aditivos sintéticos) e semissintético (mistura de componentes sintéticos e minerais).

óleo de base mineral, sintético e semissintético

Para saber qual o óleo ideal para o seu veículo, é preciso identificar a recomendação do fabricante no manual, pois para cada projeto de motor, a montadora define o óleo mais adequado para facilitar o seu funcionamento.

Além de respeitar o tipo de óleo recomendado pelo fabricante, é essencial se atendar aos prazos de troca e as quantidades de litros recomendados.

Como fazer a verificação do nível de óleo?

Para fazer a verificação do nível de óleo é importante que o motor esteja frio. Ao observar a vareta o ideal é que o nível de óleo esteja entre o mínimo e o máximo.

  • Caso precise trocar é importante substituir também o filtro de óleo, que armazena entre 200 a 500 ml de óleo, para não misturar o óleo sujo com o novo.

O filtro de óleo é vendido separadamente e varia de acordo com o modelo do carro, por isso seu preço não está incluso.

Geralmente a troca de óleo deve ser feita a cada 6 meses ou 10mil km! Olha só os benefícios que você tem trocando na hora certa e com produtos de qualidade:

  • Garante a lubrificação correta dos componentes;
  • Evita atritos e desgastes, aumentando a vida útil do motor;
  • Garante o máximo de desempenho;
  • Aumenta e economia de combustível;
  • Reduz a emissão de gases poluentes.
Curso de mecânica básica Dpaschoal.

Óleo lubrificante e meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente deve estar em pauta quando falamos manutenção automotiva, óleos lubrificantes, combustão e gases dos motores. Você sabia que um carro desregulado, sem a manutenção em dia, pode emitir até 50% mais gases poluentes do que o normal?

As revisões periódicas, além de aumentar a vida útil do carro e controlar o consumo de combustível, ainda podem reduzir impactos negativos que os veículos causam ao meio ambiente.

Escapamento de veículo emitindo CO2

Usar óleos lubrificantes de qualidade, além de melhorar o desempenho do veículo, pode diminuir a emissão de gases poluentes! Isso porque os óleos diminuem a formação de cinzas sulfatadas, aumentando a vida útil do filtro de partículas e catalisadores.

Por não ser biodegradável, o óleo pode levar dezenas de anos para desaparecer na natureza. Se descartado incorretamente, pode inutilizar o solo para diversos fins (como agricultura e edificações), além de contaminar lençóis freáticos e comprometer as estações de tratamento de água.

Quando estiver na hora certa de trocar o óleo e os filtros do motor, certifique-se de que o centro automotivo faz a destinação ambientalmente correta de todos os produtos usados e inservíveis, inclusive, o óleo lubrificante. 

Assim, você garante o máximo desempenho do seu motor e ainda diminui os danos ao meio ambiente.

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

Para mais conteúdos e dicas acompanhe nosso blog.

Para peças, serviços e tudo para seu veículo, acesse nosso site.

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

carro calor
+EconomiaCuriosidades
5 mitos e verdades sobre usar ar-condicionado automotivo

Ar-condicionado automotivo: item de luxo ou de necessidade? Essa pergunta na verdade […]

2021/01/21

4:38

Ver mais
manutenção carro
+EconomiaManutenção
Como aumentar a vida útil dos principais itens do seu carro?

Aumentar a vida útil dos itens do carro é o desejo de […]

2020/11/19

2:22

Ver mais
pneus
+Economia
Como é o processo de reciclagem de pneus?

Já parou para pensar para onde vão os pneus descartados e inservíveis? […]

2020/11/13

5:45

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido