×
Pé na estrada

Manual para curtir a estrada de verdade

2016/10/26

3:23

Ao sair da cidade e encarar o asfalto rumo a alguns dias de descontração e descanso, é comum a estrada ser vista apenas como um momento intermediário entre o ponto de saída e seu destino. Os viajantes mal reparam nos esconderijos e delícias espalhados por ali – um erro para quem pretende aproveitar cada momento de uma trip. Quem é viajante experiente sabe que estrada não é meio, é uma das atrações e precisa ser divertida e com quantas paradas forem necessárias.

Para fazer com que o caminho seja tão prazeroso quanto o destino, coloque em prática essas dicas:

Separe tempo para paradas estratégicas
Evite marcar um horário para chegar em seu destino ou no hotel. Caso não haja jeito, tente ao menos combinar sua chegada com duas ou três horas de atraso em relação ao tempo que você levaria se fosse sem parar na estrada. O fundamental é você ter tempo livre para interromper a viagem quando quiser.

Viaje de estômago vazio
Estradas são oásis gastronômicos para todos os gostos e bolsos. Há desde as clássicas lanchonetes à beira da estrada até opções como cozinha com fogão à lenha com ingredientes direto da fazenda. Coma pouco para não sair de jejum e descubra seu rango favorito pelo caminho.

Ouse parar quando tiver vontade
Não obrigue-se a dirigir, dirigir e dirigir. Os melhores momentos na estrada ocorrem espontaneamente. Viu um desfiladeiro com uma vista maravilhosa? Procure um lugar seguro, pare o carro e delire com o visual. Descobriu uma cachoeira a 100 metros dali? Pegue uma roupa de banho da mala e vá conferir.

Explore as cidades que estão pelo caminho
Boas surpresas costumam surgir nas pequenas cidades ao redor da estrada. Pode ser um município pequeno ou de maior porte, há sempre uma curiosidade, um item cultural, uma festa de época acontecendo. Nada te impede de parar em uma cidade que você já ouviu muito falar e nunca teve a chance de conhecer. Que tal aproveitar para ficar por lá e passar uma noite? Mesmo hotéis em lugares turísticos costumam ter reservas não-preenchidas e quartos vagos em épocas de temporada.

Fique atento ao outro lado da estrada
Dê uma olhada para o que tem do outro lado da rodovia. Você provavelmente voltará por ali no fim da viagem e já saberá em quais pontos parecem mais apetitosos para uma parada rápida.

Siga seu instinto
Viajar envolve principalmente ter a sensação de liberdade. Nesses poucos dias do ano, você é livre para fazer o que der vontade. Apenas siga seu instinto e descubra até onde o asfalto (ou a terra) pode te levar.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo