×
Manutenção

Gastando muito combustível?

2018/02/16

9:35

Já na primeira semana de 2018, os postos do país registraram novo aumento nos preços médios do combustível.

Já na primeira semana de 2018, os postos do país registraram novo aumento nos preços médios do combustível. Reduzir o consumo e economizar combustível, muitas vezes pode ser questão de mudar pequenos hábitos. “Você pode estar contribuindo, por puro descuido, para que seu veículo consuma mais combustível do que o necessário”, explica Eliel Bartels, engenheiro à frente do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação – CTTi.

Confira abaixo 10 dicas do especialista que podem ajudar o veículo a desempenhar melhor gastando menos:

1. Calibre os pneus correta e periodicamente

Rodar com os pneus murchos aumenta a resistência ao rolamento, o que eleva o consumo de combustível. “Para evitar isso, é importante saber a calibragem ideal dos pneus do seu automóvel, informação que pode ser encontrada no manual do veículo e na coluna da porta do motorista. Além de verificá-la a cada quinze dias, por exemplo, sempre calibrando quando o pneu está frio”, orienta Eliel.

2. Evite trajetos com muitas paradas principalmente pela manhã

O motor frio consome muito mais combustível do que quando está em temperatura de trabalho, ou seja, devidamente aquecido. Além disso, dar a partida e tirar o veículo da inércia também consome mais combustível do que quando você está rodando numa estrada. Assim, pegar o carro de manhã, e ir parando ao longo do caminho com poucos minutos de rodagem podem causar um consumo extremo de combustível. A dica é evitar ao máximo paradas desnecessárias e novas partidas, tente fazer tudo com um só destino. Programe seu percurso com antecedência e evite ruas congestionadas que podem forçar você rodar apenas em 1ª e 2ª marcha.

3. Ajude o ar fluir pelo carro

Os engenheiros trabalham para minimizar a resistência do ar no veículo de tal forma que aja o mínimo distúrbio possível, e eles chamam isto de aerodinâmica. Quando você roda com os vidros abertos, causa turbulências pela passagem do ar pelo “corpo” do veículo, e isto causa maior consumo de combustível. É como nadar a favor da correnteza por 100 metros e nadar os mesmos 100 metros contra a correnteza. A distância é a mesma, mas você consumirá muito mais energia na segunda opção. Por isso, sempre que possível, dirija com os vidros fechados.

4. Evite carregar pesos desnecessários

Quanto mais pesado estiver o carro, mais combustível ele gastará para andar. “Tudo que puder ser evitado pode contribuir para a redução do consumo e, consequentemente, de gastos. Um peso adicional de 50kg pode elevar o consumo médio em até 2%. Por isso, atente-se principalmente a objetos que ficam permanentemente no porta-malas, como caixas de ferramentas, carrinhos de bebê, galões d’água, etc. A conveniência tem seu preço…” alerta Bartels.

5. Quando possível, mantenha a velocidade constante

Nem sempre é possível evitar o processo de acelerar em seguida frear o carro, especialmente na cidade e quando tráfego está intenso. Mas é importante saber que essa sequência de ações tende a consumir mais combustível. Por isso, seja em câmbio automático ou manual, a aceleração progressiva e contida é a melhor para aproveitar o combustível do motor.

“Ao arrancar, o motorista deve escalonar bem as marchas. A primeira é apenas para o sair da imobilidade. A segunda, deve ser utilizada até 20 km/h, a terceira até 40 km/h e assim adiante.

No câmbio automático é preciso manter o pé na mesma posição para o aumento da rotação e velocidade pois, quanto mais trocas no câmbio, maior será o consumo devido ao trabalho dos componentes internos”, detalha Eliel.

6. Não dirija com o pé descansando sobre o pedal da embreagem

Dirigir com o pé sobre o pedal da embreagem é um hábito de muitos motoristas, porém é extremamente prejudicial ao consumo de combustível e acelera muito o desgaste do componente. Segundo o especialista, “por mais leve que seja a pressão sobre o pedal, isto gera um pré-acionamento da embreagem e, desta forma, há um desperdício de energia que não gera trabalho algum em prol do veículo, porém consome mais combustível”.

 7. Troque os filtros

Filtros de combustível, óleo e ar são simples e baratos de trocar, e quando estão sujos reduzem sua área de filtração e exigem do motor um esforço adicional, gerando um aumento do consumo de combustível. Troque os filtros na frequência determinada no manual do fabricante.

8. Revise o veículo periodicamente

O mau funcionamento de diversas partes do carro pode acarretar em maior gasto de combustível. Por isso, e também para garantir a segurança e tranquilidade de quem utiliza o veículo, é importante fazer as revisões do carro conforme indicação do fabricante, antes de viagem longa ou quando suspeitar de algum problema.

“Manter o motor em ordem, com velas de ignição substituídas na frequência correta, só utilizar o óleo específico do motor e trocando-o de acordo com o manual, você pode evitar aumentos de 2% a 3% no consumo desnecessário de combustível”, aponta Eliel.

9. Vá com calma e sempre…

Respeitar os limites de velocidade é uma obrigação legal, e reduzir a velocidade também é sinônimo de economia. Mudar a velocidade de 130km/h para 110km/h pode reduzir em até 25% o consumo do combustível, se quiser economizar um pouco mais, reduzir de 110km/h para 95km/h reduz o consumo em aproximadamente 10%. Vale a pena!

10. Compartilhe seu veículo

Sempre que possível ofereça ou vá de carona, é algo bem simples e não custa nada. A média de pessoas por carro nas grandes cidades, como São Paulo, é de 1,4 passageiros, ou seja, a grande maioria das pessoas viaja sozinha nos veículos. Evite o desperdício, hoje já há aplicativos que ajudam a encontrar pessoas interessadas em compartilhar veículos ou viagens.

Compartilhe este artigo

Posts relacionados

mecanico-disco-de-freio
FreiosManutençãoSem categoria
Vai viajar no feriado? Aprenda a identificar sinais de que seu freio precisa de manutenção

O último feriado prolongado de 2023 está prestes a começar! Somado ao […]

2023/11/17

1:04

Ver mais
técnico de serviços indicando para o cliente a revisão da suspensão
AmortecedoresManutenção
Barulhos na suspensão, o que pode ser?

Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]

2023/11/10

1:55

Ver mais
+EconomiaCuriosidadesFreiosManutenção
Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura Viajar […]

2023/09/08

10:28

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo