×
Técnico

O Carro ficou parado muito tempo? Olho na bateria!

2020/05/14

5:47

Análise de bateria

Um dos principais problemas que pode afetar o automóvel nesta quarentena, é o descarregamento da bateria do carro.

Isto, porque a bateria é um produto eletroquímico que possui uma característica chamada descarga espontânea – com o tempo perde o poder de partida.

Então como cuidar da bateria do carro? 

Alguns sinais podem indicar que você precisa testar ou até mesmo trocar a bateria. O mais evidente é tentar ligar o carro e não pegar. Confira abaixo os principais problemas que indicam a necessidade da troca:

• A formação de zinabre nos polos também não é bom sinal. Zinabre, ou azinhavre é um pó verde que se acumula e vira uma crosta, devido a oxidação do cobre, que é um dos principais componentes da bateria.
• Mal cheiro, semelhante a ovo podre ou bateria estufada, pode significar vazamento.
• Ao ligar o carro, as luzes piscam muito. Ou a luz indicativa do painel em formato de bateria fica acesa.

Vale lembrar que a bateria merece cuidados constantemente. Por isso, veja algumas dicas valiosas para cuidar da sua bateria:

• Sempre mantenha o reservatório de partida a frio abastecido, é aquele “tanquinho” que fica junto ao motor, para evitar o acúmulo de gomas e depósitos no sistema de partida, o que podem deixar o combustível velho. E também evita o ressecamento dos componentes, essas componentes são importantes para a ignição.

• Confira se os cabos da bateria estão bem conectados.

Confira o vídeo abaixo!

• Algumas baterias possuem um indicador de carga, um indicador na cor verde. Se o indicador não apresentar esta cor, é hora da troca.


• E o mais importante nesta quarentena: dê partida no carro a cada 15 dias e deixe o motor funcionando por, no mínimo, 15 minutos. É o suficiente para manter a carga ativa.

• E antes de dar a partida, confira se todos os dispositivos estão desligados – faróis, rádio ou outros dispositivos -, isso pode sobrecarregar a bateria. Sempre que possível, espere 10 a 15 minutos para o sistema recuperar a energia.

Outras dicas para seu carro não parar!

Outros sistemas do carro podem ficar comprometidos sem o uso regular. Assim que puder, se programe para a revisão do carro. A revisão programada ajuda a economizar e ainda a evitar surpresas.

Para mais dicas visite nosso site

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDireção seguraManutençãoRevisão de SegurançaTécnico
Cuidados especiais com o carro no frio

As condições climáticas adversas no período de inverno podem afetar o desempenho […]

2023/07/14

11:37

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo