×
Aprenda a calcular o custo de uma viagem de carro
Pé na estrada

Aprenda a calcular o custo de uma viagem de carro

2016/11/17

2:10

Colocar na ponta do lápis os gastos de uma viagem é tarefa obrigatória para quem pretende evitar surpresas desagradáveis.

Nesta hora, muitos pensam apenas em dois gastos: combustível e pedágio. No entanto, é preciso ir além e pensar em todas as variáveis que surgem na hora de botar o pé na estrada.

Para não ter erro, veja o que você precisa calcular para a trip caber no seu bolso:

Combustível
Normalmente, é a maior despesa da viagem de carro. Calcule o número de quilômetros de seu trajeto (ida e volta) e divida pelo consumo de km/l de seu automóvel (lembre-se que o combustível sempre rende mais na estrada do que na cidade).

É importante também prever se você terá que abastecer na estrada. Caso seja necessário, tente descobrir o valor aproximado do combustível em cidades que estarão em seu trajeto. Normalmente, o preço muda e pode aumentar o custo da viagem.

Pedágios
Esse é inesquecível também. Aqui vários fatores estão em jogo: o valor dos pedágios, as praças onde é preciso pagar na ida e na volta e também se ocorrem diferenças de preço conforme o dia (há estradas que cobram mais nos fins de semana, como a Via Lagos, no Rio de Janeiro). Em alguns casos, você pode mudar um pouco sua rota para economizar em pedágio – apenas certifique-se se as condições da estrada e a extensão da rodovia compensam a alteração. O mais fácil é utilizar sites que calculam a rota e o valor do pedágio (veja os links no fim deste post).

 

Manutenção
Se você faz as manutenções de seu carro em dia, provavelmente não será pego desprevenido antes da viagem. Mas, se enrolou para fazer o alinhamento da direção, para trocar o óleo e para ver os freios, seus gastos podem aumentar consideravelmente antes de colocar as malas no bagageiro. Lembre-se também que, em uma viagem longa de carro, as próximas manutenções serão adiantadas pelo desgaste das peças. Apesar de você não sentir o custo imediatamente, vale incluir na conta da viagem.

 

Paradas
Viagens longas sempre incluem aquela paradinha em lanchonetes e restaurantes. Calcule o tempo de sua trip lembrando que você deve descansar a cada duas horas. Imagine os gastos com lanches, almoços e lembrancinhas. Se a viagem for durar mais de um dia, coloque na conta o preço de um pernoite em hotel.

Uma dica básica é nunca viajar sozinho. Além de ter uma boa companhia dentro do carro, você ainda pode dividir os gastos da viagem e do combustível com outros passageiros. Não deixe também de levar uma quantia em dinheiro caso precise de um guincho numa emergência.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo