×
Direção segura

5 cuidados básicos com o seu carro no dia a dia

2019/10/17

9:45

Já ouviu falar que ter um carro é quase como ter um filho? Pois é. Em algum sentido, é mesmo. Porque o seu carro precisa de cuidados diários que, se ignorados, podem prejudicar não apenas o desempenho como desvalorizá-lo.

Saber como cuidar do seu carro no dia a dia é muito importante. Principalmente para:

  • Conservar o veículo,
  • Manter a segurança,
  • Preservar o patrimônio.

A parte boa disso tudo é que não precisa de esforço sobre-humano para manter o seu carro 100%.

Separamos alguns cuidados básicos para você não esquecer que, a cada semana, alguns itens e componentes do carro precisam daquela checada rápida. Confira só!

1 – Pneus calibrados, inclusive o estepe!

Tudo é tão corrido que você esquece mesmo de calibrar os pneus do carro e vai deixando para depois. Este é um dos cuidados básicos com o carro no dia a dia, viu?

Manter os pneus na calibragem correta, a cada 2 semanas – sempre com os pneus frios, ok? – faz toda a diferença nas condições de excelente dirigibilidade. Carro com pneus calibrados permanece estável e macio.

Outra vantagem é que os pneus duram muito mais tempo, sem que haja desgaste incorreto dos componentes. A calibragem é, portanto, uma questão de segurança e de economia.

Também é importante calibrar o estepe, mas muitos motoristas só se lembram do pneu reserva quando um dos que estão em uso fura. Bom, daí é tarde demais, não? Imagina que grande dor de cabeça!

Então, só para reforçar: calibragem dos pneus a cada 15 dias, e do estepe também!

escolha o pneu

2 – Cuidados com a embreagem

Vícios de direção causam desgaste na embreagem. Se você é desses que não tira o pé do pedal da embreagem, forçando a estrutura e sobrecarregando todo o conjunto mecânico, saiba que está estragando o seu carro.

É que com o tempo o sistema de transmissão fica danificado, de tanto forçar os componentes, reduzindo consideravelmente a vida útil de algumas peças.

3 – Fique de olho nos freios

Nem precisamos dizer que os freios automotivos sempre merecem atenção especial, certo? Então, passe pelo menos uma vez por mês numa oficina de confiança para checar o líquido de freio. É importante verificar se há fluido suficiente no reservatório e se o sistema de freio está vazando. Se for o caso, isso já pode ser resolvido rapidamente.

Outra vantagem é que, na oficina, os profissionais já dão uma olhada nas pastilhas e nas condições do disco.

4 – Não deixar a paleta de borracha do limpador de para-brisa ressecar     

 Via de regra, a paleta do limpador de para-brisa deve ser trocada uma vez por ano. Em alguns casos, porém, ela pode durar menos.

A dica para o dia a dia, principalmente se você mora numa região mais seca, é aplicar um spray lubrificante no limpador para que a borracha não resseque, deixando-a assim lubrificada por mais tempo.

5 – Mantenha o carro limpo e lubrificado

Manter o carro limpo e com as peças lubrificadas também é muito importante para sua conservação. Se o acúmulo de sujeira for excessivo, algumas peças podem ficar irrecuperáveis. Por isso, atenção!

  • Não acione o para-brisas com o vidro sujo,
  • Lave o carro uma vez por mês, com ducha,
  • Aspire a parte interna do carro,
  • Passe cera em toda a lataria.

A limpeza, a lubrificação e o polimento acabam atuando como uma importante camada de proteção contra sujeiras com poder de penetração nas peças e na pintura da lataria.

Enfim, cuidados preventivos no dia a dia são muito, muito importantes. Com uma rotina fácil de organizar, tudo acaba dando certo e seu carro dura mais tempo.

É ou não é quase como cuidar de um filho?

 

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDireção seguraManutençãoRevisão de SegurançaTécnico
Cuidados especiais com o carro no frio

As condições climáticas adversas no período de inverno podem afetar o desempenho […]

2023/07/14

11:37

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo