×
pneu do caminhão
Direção segura

4 cuidados com os pneus de caminhões

2020/10/09

3:41

Amigo caminhoneiro, nós da DPaschoal sabemos o quanto a segurança é importante para você! É por isso que esse mês preparamos conteúdos sobre pneus de caminhões especiais para te ajudar a garantir a sua segurança e a da sua carga nas estradas.

O perigo nas estradas não está apenas na alta velocidade, falta de atenção ou uso do celular. É preciso também garantir o bom funcionamento do veículo e, para isso, cuidar dos pneus do seu caminhão é essencial!

Hoje separamos 4 cuidados com os pneus de caminhão que você deve ter para garantir a segurança e ainda economizar, aumentando a vida útil desse item. Confira:

  1. Atenção ao desgaste da Banda de Rodagem

Rodar com o pneu careca, além de ser proibido por lei (podendo gerar multa e até apreensão do veículo) traz sérios riscos ao motorista: aumenta a probabilidade de derrapagens, o espaço de frenagem, a instabilidade em pistas molhadas e o risco de estouro.

Então fique de olho no limite! O desgaste não pode ser superior à 1.6 mm de profundidade dos sulcos.

Uma dica importante para diminuir o desgaste dos pneus é realizar o rodízio a cada 5.000 e 8.00 km. Além de aumentar a vida útil do pneu, o rodízio garante mais estabilidade, melhorando o desempenho nas freadas e nas curvas.

Veja também: Esta com o caminhão na estrada? Veja itens obrigatórios para não levar multa!

Pneu do caminhão
  • Faça a calibragem correta e periodicamente

A durabilidade e segurança dos seu caminhão está diretamente ligada a calibragem dos pneus. A pressão errada nos pneus gera desgaste e aumenta o consumo de combustível.

Se a pressão estiver abaixo do recomendado, por exemplo, o pneu esquenta mais, o que reduz – e muito – a sua vida útil. A pressão acima também pode gerar desgaste irregular e ainda deixar o veículo instável, pois diminui a área de contato com o solo. 

E como calibrar corretamente o seu caminhão? Leia o manual do proprietário para conhecer a pressão de ar recomendada e faça a calibragem a cada duas semanas com os pneus frios (sem esquecer do estepe).

Calibragem de pneu
  • Faça o balanceamento e alinhamento

Manter o sistema de direção alinhado e as rodas e pneus balanceados é essencial para garantir uma boa dirigibilidade do veículo.

Caso sinta vibrações em excesso, pode ser um sinal que está na hora de balancear, caso contrário a direção ficará cada vez mais desconfortável e perigosa, pois ocorrem desgastes acentuados em diversos componentes mecânicos e nos pneus.

Quando o volante estiver “puxando um dos lados”, ou você tiver dificuldade em manter o caminhão em linha reta, é sinal que está na hora de fazer o alinhamento. A falta deles resulta do desgaste irregular do sistema de direção e suspensão, tornando o veículo inseguro e instável, além de aumentar o consumo de combustível e pesar no seu bolso.

O recomendado é realizar o balanceamento e alinhamento a cada 10.000 km rodados e sempre que trocar os pneus.

  • Faça a manutenção preventiva
mecânico está verificando o ventilador do radiador

Outros componentes do caminhão podem interferir na quilometragem dos pneus de caminhões, podendo gerar instabilidade e desgastes imprevistos. Amortecedores, freios e eixos, por exemplo, agem diretamente sobre os pneus de caminhões e merecem atenção.

Por isso é tão importante fazer a revisão preventiva de forma periódica. Essa é uma forma econômica e ambientalmente correta de cuidar do seu caminhão, acompanhar os serviços realizados e se preparar para manutenções futuras.

Vamos juntos contribuir para um trânsito mais seguro? Passe na DPaschoal Truck mais próxima para realizar a revisão de segurança ou trocar pneus de caminhões e deixar tudo em dia. Nós testamos e medimos tudo para você trocar apenas o que for necessário!

Encontre a loja mais próxima

Fonte:

11 Dicas para a Manutenção do Pneu de Caminhão. Fernanda Martins, 2019. https://blogwlmscania.itaipumg.com.br/11-dicas-para-a-manutencao-do-pneu-de-caminhao/

5 Cuidados Essenciais com Pneus de Caminhão. Exame Toxicológico, 2019. https://exametoxicologico.labet.com.br/cuidados-essenciais-com-pneus-de-caminhao/

Compartilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

seminovos
DestaqueDireção segura
5 dicas para comprar carro usado sem ter dor de cabeça

Carro usado: será que vale a pena comprar? A procura pelo seminovo […]

2021/01/18

3:25

Ver mais
Direção segura
Tudo o que precisa saber sobre a revisão do sistema de freios do seu carro.

Você já passou pela situação de estar na estrada e ouvir ruídos […]

2021/01/12

11:25

Ver mais
Manutenção de caminhão
Direção segura
Confira itens que precisam de manutenção preventiva nos caminhões

Acabou de comprar um caminhão e não sabe quais itens precisam de […]

2020/12/22

11:15

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido