Muito se fala sobre os desgastes dos pneus, sulcos, vida útil, mas afinal, o que é tudo isso e em que momento sei que preciso trocar o meu pneu?
Pensando nisso, separamos os principais pontos a serem observados para que você consiga definir se chegou ou não o momento de trocar o pneu. É importante enfatizar que a troca deve ser feita na HORA CERTA, evitando o desperdício de itens que ainda poderiam ser utilizados.
Pneus com a vida útil comprometida oferecem menos segurança no volante e uma experiência desagradável, surgindo efeitos como:
- Baixo desempenho em pistas molhadas;
- Falta de aderência e resistência;
- Freios e direção prejudicados;
- Perda do efeito de alinhamento e balanceamento.
Por isso, é importante estar atento a esses pontos, evitando contratempos!
Para tomar a decisão de quando trocar o pneu, podemos considerar:
VIDA ÚTIL
A “regra” é que a partir de cinco anos após a compra, os pneus possam receber uma atenção maior. É aconselhável uma inspeção para avaliar as condições de cada um dos pneus e entender qual sua condição após esses cinco anos de uso.
A vida útil do pneu irá depender de uma série de fatores relacionadas ao uso do veículo, isso quer dizer que mesmo que exista um tempo mínimo a ser considerado (5 anos), os hábitos do condutor, as variações climáticas e as condições das vias que o veículo percorre influenciam em sua durabilidade, ou seja, seu pneu pode ter uma vida útil maior ou menor que esse prazo, isso dependerá das condições de uso.

SULCOS DO PNEU
A função dos sulcos é escoar a água para evitar aquaplanagem e garantir a aderência do pneu à pista, se os sulcos estiverem comprometidos, é um sinal de que o momento de trocar o pneu chegou!
Os pneus devem ser trocados quando a altura dos sulcos estiver abaixo de 1,6 milímetro, você pode avaliar a condição deles pelo TWI (Tread Wear Indicator), que é um limitar do desgaste do pneu, uma marcação na qual está presente na banda de rodagem. Quando o indicador de desgaste (TWI) facear sobre o sulco do pneu, é um indicativo de que o pneu atingiu o final de sua vida útil e não oferece os parâmetros necessários para a performance e segurança do veículo e seus ocupantes.
DICA! Com uma moeda de 1 Real, você mesmo pode descobrir se está na hora de realizar a troca. Coloque a moeda na região da banda de rodagem (aquele espaço onde escorre a água). Se a parte dourada da moeda estiver visível, está na hora de trocar!
CARTÃO PROFUNDÍMETRO E PROFUNDÍMETRO PROFISSIONAL
É um indicador com marcações do nível de borracha do pneu utilizado nas lojas DPaschoal, ele faz um diagnóstico assertivo nos sulcos da banda de rodagem dos pneus. É colocado o marcador entre os sulcos do pneu e observado em qual nível do marcador ele está. Se estiver no vermelho, está na hora de realizar a troca!
Essa ferramenta faz parte do carrinho de Revisão de Segurança da DPaschoal, com ela medimos e testamos antes de realizar a troca, garantindo um serviço responsável e sustentável seguindo à risca as diretrizes do Programa Economia Verde.
Como mostrado acima, existem alguns meios que indicam o mau estado dos pneus, então recomendamos que se uma vez percebidos, a troca seja feita com antecedência. E se precisar realizar, você pode contar com as unidades DPaschoal e ter a garantia de que o seu pneu terá o descarte correto.
Não espere uma gravidade acontecer para decidir trocar o pneu!