×
Curiosidades

Luz do painel acesa? Veja o que significa

2020/07/21

2:07

A luz do painel do seu carro você pode diagnosticar qualquer anormalidade ou até mesmo se há um item aceso. Por isso fizemos um guia para você entender o que cada luz indica no seu carro!

De A a Z das Luzes do Painel

Luz de abastecimento: ela adverte se o combustível está acabando. Geralmente, a luz de abastecimento é laranja e tem um símbolo de bomba de combustível.

Luz do freio ABS: essa indica que o sistema ABS está deficiente, o que pode aumentar as derrapagens, perda de controle do veículos e acidentes. Apesar do problema, a luz dos freios ABS não significa a perda dos freios, mas é um alerta.

Luz da bateria: sinaliza o mau funcionamento do sistema elétrico. E não é só a bateria a que ela se refere, a luz também agrega o alterador, correia, fios e outros itens.

Luz do câmbio automático: mostra o baixo nível do óleo no câmbio ou algum problema no sistema. Se acender, procure a DPaschoal para melhorar o funcionamento do seu carro.

Luz de cinto de segurança: acende quando os ocupantes não usam o cinto. Alguns carros possuem os sensores sonoros também.

Luz de desembaçador: quando você liga o desembaçador traseiro é acionada uma luz. Caso a luz acenda e você não o acionou, pode estar ocorrendo um problema no circuito elétrico do carro.

Luz direção elétrica: se a luz com a sigla EPS ou com volante acender, há algum defeito na direção elétrica. Pode ser um desregulamento ou danos mais sérios. Mantenha a boa dirigibilidade do seu carro, faça revisão.

Luz da injeção eletrônica: a luz de ignição não acendeu quando você ligou o carro? Então, ela está queimada. Ela acendeu e pós a partida, ela se desliga? Ótimo! Contudo, se ela ficar ligada, pode ser um problema nas velas, bicos injetores ou catalisadores.

Fique atento a luz na painel de injeção eletrônica

Caso você abasteceu o carro e a luz de injeção eletrônica acendeu, o combustível pode estar adulterado. Limpe o tanque!

Luz do Controle Eletrônico de Estabilidade: apareceu a luz do ESC no seu painel? Ela acende quando o sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade é ativado, se ela permanecer acesa após o uso, há um defeito.

Luz do freio: indica que o freio de mão está acionado. Caso ela se mantenha ligada mesmo com o freio de mão estiver abaixado, há o desgaste de componentes ou mau funcionamento. Apareceu luz vermelha? Faça a revisão na mesma hora. A luz amarela está acesa?  Leve para a manutenção.

Luz do imobilizador:  acende quando se liga o carro, mas se o veículo está com bom uso, logo se apaga. A luz do imobilizador ficou acesa? Então indica que a chave está com problema de codificação, o que pode dificultar a partida do carro.

Luz do óleo: é uma das luzes que mais precisa de atenção. Ela pode indicar falha na lubrificação do motor, que pode ir, desde baixo nível de óleo até problemas mais graves.

Luz de portas abertas: sinaliza que a porta está aberta ou mal fechada.

Luz de pressão dos pneus: alguns carros têm o sistema que monitora a pressão dos pneus. No painel acende a luz do TPMS. Então cheque e calibre constantemente os pneus.

Luz de temperatura: quando ela acende quer dizer que o líquido de refrigeração está fervendo. Ela acendeu? Pare o carro e espere-o esfriar.

Luz dos faróis: elas podem indicar o acionamento dos faróis dianteiros, luz de lanterna, farol alto e setas. Ela também pode sugerir o acionamento do farol de neblina e da rodagem diurna.

Pisca-alerta: é indicada pelo triângulo vermelho. O recurso é ativado para alertar os carros seguintes.

As cores das luzes e o que significam?

Luz vermelha: é um sinal de alerta. O seu carro merece uma assistência.

Luz amarela: sinaliza que alguma advertência. Não requer tanto cuidado, mas passe na DPaschoal.

Luz verde ou azul: ela tem a função de informar e indicar a dirigibilidade, como mostrar que um farol está aceso.

Agora que você sabe tudo sobre a luz do painel. Caso precise, contate uma DPaschoal perto de você e faça uma revisão nos componentes.

 

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDestaque
DPaschoal Brilha em 2023: Dupla Vitória em Atendimento ao Cliente!

A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada

2023/09/25

4:58

Ver mais
Curiosidades
DPaschoal apoia primeira corrida para profissionais da limpeza urbana

Segundo a Diretora de Marketing e Pessoas da DPaschoal, Márcia Bonfim, a empresa não poderia ficar de fora dessa primeira edição da ‘Corrida Lixo Zero’.

2023/09/15

3:03

Ver mais
CuriosidadesDestaque
DPaschoal presente em debate sobre “O Futuro do Profissional do Volante”

A indústria de transporte rodoviário está enfrentando uma série de desafios significativos, incluindo a falta de profissionais especializados, a necessidade de capacitação contínua, o surgimento de novas tecnologias e inovações em serviços, bem como as consequências dessas questões para empresas e colaboradores.

2023/09/14

4:09

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo