×
Direção segura

Verifique as luzes do veículo em casa e sozinho

2020/06/04

3:34

As luzes do seu carro podem desregular facilmente, os principais motivos são: vibrações, passadas bruscas por buracos e outros desgastes. Mas fique tranquilo, a partir de agora você mesmo pode regular as luzes do veículo em casa.

A dica é importante, pois segundo o art.223, farol desregulado ou com facho de luz alta, que pode gerar perturbação a outro condutor ou acidentes. É uma infração grave e pode acarretar em multa ou retenção do veículo para regularização.

Fique atento: verifique as luzes do veículo!

No primeiro momento, você deve testar todas as luzes do carro. Lanterna, luz baixa, de posição automática, luz alta, iluminação lateral, freio, ré, setas, pisca alerta, farol de neblina e lanterna de neblina. Nenhuma queima ou com comportamento estranho? Ótimo!

Agora faça o teste de altura com os faróis para verificar a regulagem deles. Primeiro verifique se os pneus do automóvel estão calibrados, depois deixe o carro em um lugar plano e a distância de 1 metro e meio da parede. Tudo certo até aqui?

Então ligue os faróis, onde a luz estiver refletindo na parede, faça uma marcação com fitas adesivas. A primeira marcação paralela ao chão, no ponto mais alto ao centro dos faróis, depois meça 25 cm abaixo da primeira marcação e coloque uma segunda marcação na horizontal. Feito isso, trace duas linhas verticais usando a luz baixa como referência, – considere o centro do farol como ponto principal.

Regulagem Caseira de Faróis

Marcações finalizadas, afaste o carro a 5 metros da parede e ligue as luzes do veículo em modo alto. Está tudo alinhado com as linhas verticais? O traço está reto na horizontal? Se está tudo de acordo, o seu farol está bem regulado. Mas se houve alguma alteração, eles precisam de regulagem.

Como fazer a regulagem das luzes do carro?

Deixe o carro ainda na distância de 5 metros da parede. Abra o capô do veículo, os faróis estão localizados nas laterais dele. Para você ajustá-los, você precisará de uma chave Philips média, mas antes de você separar a ferramenta, saiba que cada farol tem duas regulagens – a vertical e a horizontal.


Para ajustar, ligue a luz do veículo em modo baixo e gire a chave até as linhas ficarem projetadas corretamente na marcação horizontal.

Pronto! Farol ajustado. Achou difícil, ou encontrou problemas para fazer as correções? Pare na DPaschoal mais próxima. Nosso time de técnicos está a sua disposição. Até mais.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDireção seguraManutençãoRevisão de SegurançaTécnico
Cuidados especiais com o carro no frio

As condições climáticas adversas no período de inverno podem afetar o desempenho […]

2023/07/14

11:37

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo