×
Sem categoria

Safras: o pneu certo para cada atividade agrícola

2020/09/18

3:00

A agricultura é uma das principais atividades financeiras do Brasil e, nos últimos anos, tem experimentado o avanço de novas tecnologias, ferramentas e implementos no campo. Com o aumento dos investimentos em maquinários de grande porte para dar conta das safras crescentes, vem também a necessidade de reavaliar os cuidados necessários para aproveitar toda a eficiência desse novo mundo de possibilidades.

Dentre as várias preocupações dos produtores rurais está a escolha do pneu certo para os equipamentos do campo, como: tratores, colhedoras, plantadeiras, pulverizadores e implementos usados nas fazendas.

O segmento agrícola conta com linhas de pneus específicas, fabricadas sob medida para atender essas necessidades. Eles possuem características diferenciadas que poderão oferecer vantagens.

Qual o benefício de usar o pneu certo nas safras?

  • Maior área de contato com o solo, minimizando a compactação do solo
  • Menor resistência ao rolamento, possibilitando economia de combustível e, consequentemente, redução do custo do agricultor
  • Conforto e segurança (essenciais para trabalhar no dia a dia em grandes áreas de cultivo)

Mas você sabe qual o tipo de pneu mais indicado para cada um dos veículos ou equipamentos utilizados no campo, a fim de garantir o melhor desempenho?

Vem conferir com a gente o pneu certo para cada safra!

Plantadeiras

Apesar de geralmente serem consideradas de médio porte, atualmente existem plantadeiras que usam até 16 pneus. Nem precisamos falar que a escolha do pneu certo é essencial para garantir a máxima eficiência desse equipamento né? Afinal, são os pneus que vão garantir seu bom funcionamento e precisão. Na hora de comprar um pneu com essa finalidade, é preciso pensar no tamanho, na medida e no desenho adequado.

Os mais indicados são pneus mais macios, que necessitem de menor pressão e tenham maior área de contato com o solo (minimizando a compactação). O talão reforçado também traz muitas vantagens, pois permite suportar altas cargas num bom nível de velocidade.

Máquinas de grande porte

Para esse tipo de equipamento o mais indicado são os pneus radiais, pois oferecem maior resistência e durabilidade, ideal para suportar o peso do maquinário. Tratores e colhedoras, por exemplo, geralmente usam rodados duplos, preparados para receber 4 pneus radiais por eixo.

Pulverizadores

Um dos critérios mais utilizados na escolha dos pneus para pulverizadores é a sua altura e o tamanho do reservatório. Reservatórios de até 3 mil litros, por exemplo, podem usar pneus convencionais (que suportam no máximo 2.110 kg), mas se ultrapassar essa capacidade, já é mais indicado usar os pneus radiais, pois suportam mais peso (máximo de 5.600 kg). Outro ponto importante é avaliar a velocidade desejada. Pneus convencionais, ou diagonais, podem ser submetidos até 35km/h, enquanto os radiais chegam a 50km/h.

Carretas e outros veículos de transporte

Eles veículos são essenciais para dar suporte na colheita e também precisam de pneus certos. O mais indicado são aqueles com maior área de contato com o solo, para minimizar a agressão ao solo e diminuir a compactação. A resistência ao rolamento é um diferencial que pode trazer ganhos, pois, quanto menor ela for, maior a economia de combustível e a economia.

Agora que você sabe o pneu adequado para o cada tipo de equipamento no campo, conte com a Dpaschoal Truck para encontrar o pneu certo para a sua necessidade! Conheça nossa linha de pneus agrícolas e fora de estrada (OTR) e as suas principais características:

QUERO CONHECER O PNEU CERTO!

Fonte:

Goodyear Farm orienta os produtores rurais sobre o tipo ideal de pneu para cada aplicação”. Revista Cultivar, 09/04/2013. –

Encontre o pneu adequado ao seu equipamento”. Titan Goodyear Farm Tires, 2020.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Sem categoria

Compra de Autopeças Pela Internet: Como Escolher a Peça Certa Para Meu […]

2023/12/12

1:59

Ver mais
Sem categoria

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Embreagem: Funcionamento, Custo e Manutenção […]

2023/12/01

2:45

Ver mais
Sem categoria

Green Friday DPaschoal: Compromisso com Clientes e Meio Ambiente Filosofia da DPaschoal […]

2023/11/24

2:50

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo