×
Tudo sobre pneus

Dúvida: pneus novos na frente ou atrás?

2021/04/29

5:52

Pneus novos na frente ou atrás? Essa é uma dúvida frequente entre os motoristas e ainda gera algumas discussões. Nós consultamos nossos especialistas do CTTi, o Centro de Treinamento, Tecnologia e Inovação da DPaschoal para tirar essa dúvida de uma vez por todas. Vamos lá?

Pneus novos devem ir atrás!

Olha, o ideal mesmo é sempre andar com os 4 pneus em bom estado. Alguns hábitos de manutenção são fundamentais para garantir que os pneus se desgastem no tempo certo e por igual, ou seja, na hora de trocar um, provavelmente vai estar na hora de trocar os quatro.

Mas a gente sabe que existem outros fatores que podem influenciar nessa situação, como quando você já compra o carro com pneus com tempo de uso diferente, as condições do terreno que você costuma rodar, que podem acabar desgastando os pneus de forma diferente ou até mesmo por questões financeiras.

Por isso essa dúvida é tão importante. Antigamente falava-se que quando o motorista fosse trocar apenas dois pneus, os novos deveriam ir na frente, mas na verdade esse conceito já mudou.

Quando você troca somente dois pneus, eles devem ir na traseira do veículo para garantir maior estabilidade. Isso porque, com o próprio volante, você consegue controlar melhor a dianteira do carro, mas a traseira não.

Imagine passar em uma aquaplanagem com os pneus novos na traseira: eles ficam mais firmes no chão e em contato com o solo, enquanto a dianteira você consegue segurar com o comando do volante, impedindo que o carro rode.

Já se os pneus carecas ou mais velhos estivessem atrás, dificilmente você conseguiria segurar o carro só com o comando dianteiro e ele iria rodar.

Por isso, quando for trocar só dois pneus, coloque eles na traseira, mas lembre-se de verificar a vida útil dos pneus que não foram trocados e, caso esteja na hora de trocar, faça assim que possível para garantir a sua segurança, ok?

Como saber a hora certa de trocar?

Duvida-pneus-novos-na-frente-ou-atras
  1. TWI: é um limitar do desgaste do pneu, uma marcação que tem bem no meio dele. Quando a lateral da borracha encontra essa marcação, significa que está na hora de trocar.
  • Dica da moeda: com uma moeda de 1 Real, você mesmo pode descobrir se está na hora de realizar a troca. Coloque a moeda na região da banda de rodagem (aquele espaço onde escorre a água). Se a parte dourada da moeda estiver visível, está na hora de trocar.
  • Cartão profundímetro e profundímetro profissional: é um indicador com marcações do nível de borracha do pneu utilizado nas lojas DPaschoal. Você coloca o marcador entre os sulcos do pneu e observa em qual nível do marcador ele está. Se estiver no vermelho, está na hora de trocar.

Posso trocar as medidas do pneu do meu carro?

Duvida-pneus-novos-na-frente-ou-atras

Se você quiser mudar alguma característica do pneu que você usa, como optar por um pneu mais alto, mais largo ou mais estreito… você pode, mas respeitando uma regra de equivalência de medidas.

Para isso, vá a um centro especializado de confiança, onde os técnicos possuem uma calculadora de equivalência. Assim eles podem te oferecer o pneu ideal, impedindo que você use uma medida que possa comprometer a sua segurança e até causar acidentes.

E aí, gostou das dicas de hoje? Para saber mais, confira o curso de mecânica básica online completo, que realizamos em março:

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo