×
Como o GPS evolui? Quais são os benefícios para você?
AventureirosCuriosidades

Como o GPS evolui? Quais são os benefícios para você?

2020/12/15

9:27

Como o GPS evolui? Quais são os benefícios para você?

São raros os motoristas que abrem mão de dirigir sem ajuda de um GPS. Hoje, o acessório não apenas mostra o caminho como antevê pontos de maior trânsito, apresenta rotas alternativas, entre outros serviços, como a quantos quilômetros tem um posto de gasolina ou restaurante.

Além do mais, o sistema captura a velocidade do carro e ainda calcula o tempo que o percurso levará. Facilita ou não a vida? Com certeza! Mas o que é exatamente o GPS?

Da sigla Global Positioning System, o GPS é um sistema de orientação digital global, que pode ser considerado uma evolução e tanto da boa e velha bússola que os antigos navegadores usavam, que, por sua vez, se orientava pelos astros – Sol, estrelas e tal.

Relógio solar sob mapa múndi

Em rápido retrospecto, apesar de acharmos que foi na Europa que surgiu, na verdade foi na China de 2000 a. C. que a bússola se tornou acessório indispensável para “desbravar” terras, principalmente em alto-mar.

O GPS consiste, portanto, nesse sistema que abriga mapas de cidades do mundo inteiro. Essas informações são transmitidas por um complexo de 24 satélites na órbita da Terra.

Ou seja, com um GPS, você pode ir seguramente para qualquer lugar do mundo. Na época de nossos pais, havia aquele imenso guia de rua, que levava um bocado de tempo para encontrar determinado endereço, lembra?Com os modelos de GPS de hoje é possível programar rotas, desviando de trânsitos, economizando tempo, saúde emocional e, claro, combustível. A tecnologia é tão imperativa que já faz parte do mais simples smartphone.

O GPS surgiu em 1973, no Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o DOD, que unificou dois projetos de sistemas de satélite: o Timation (Time Navigation), da Marinha, e o System 612B, da Força Aérea. Essa unificação ganhou o nome de Navigation Satellite with Time and Ranging (Navstar); ou Global Positioning System (GPS).

Ele pode ser, então, um sistema dentro de um acessório como o celular ou um aparelho próprio, que oferece o que já citamos, além de informações sobre a velocidade máxima das ruas, se há radares, pedágios e até pontos turísticos, para o uso do GPS no turismo.

Como o GPS evolui? Quais são os benefícios para você?
Celular com visão do gps em 3d

Os mimos podem se estender para o entretenimento também. Por exemplo, para distrair o motorista determinados aparelhos de GPS oferecem TV digital e rádio FM.

E aí? Consegue imaginar sua vida em um GPS?

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDestaque
DPaschoal Brilha em 2023: Dupla Vitória em Atendimento ao Cliente!

A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada

2023/09/25

4:58

Ver mais
Curiosidades
DPaschoal apoia primeira corrida para profissionais da limpeza urbana

Segundo a Diretora de Marketing e Pessoas da DPaschoal, Márcia Bonfim, a empresa não poderia ficar de fora dessa primeira edição da ‘Corrida Lixo Zero’.

2023/09/15

3:03

Ver mais
CuriosidadesDestaque
DPaschoal presente em debate sobre “O Futuro do Profissional do Volante”

A indústria de transporte rodoviário está enfrentando uma série de desafios significativos, incluindo a falta de profissionais especializados, a necessidade de capacitação contínua, o surgimento de novas tecnologias e inovações em serviços, bem como as consequências dessas questões para empresas e colaboradores.

2023/09/14

4:09

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo