By: DPaschoal On: agosto 25, 2017 In: Técnico Comments: 0

Especialmente em dias frios e chuvosos a temperatura interna do veículo tende a ser maior que a temperatura externa, isto ocorre pois internamente o veículo possui tecidos, couro, plásticos e tapetes que mantém a temperatura interna mais elevada quando comparado com a temperatura externa, que possui grande área de chapas metálicas frias.

Em função desta diferença de temperatura a parte interna mais quente acaba evaporando a água, que ao encontrar uma superfície mais fria (como os vidros por exemplo), ocorre o fenômeno da condensação, e desta forma podemos ver os vidros todos embaçados, principalmente pela manhã.

Tá bom, agora já sei o porquê e como os vidros embaçam, mas o que importa para uma direção mais segura é eliminar este embaçamento o mais rápido possível, e como fazer isso?

A forma mais rápida e simples de eliminar a condensação sobre os vidros, traseiro ou dianteiro, do veículo é “esquentá-lo”, isso mesmo, aplicar uma temperatura maior que a temperatura fria do vidro e desta forma desfazer a as gotículas de condensação. Existem duas maneiras de fazer isto:

embaçado 2
No vidro traseiro
à há um botão no painel, igual ao da imagem ao lado, que liga as resistências que estão coladas no vidro. Isso mesmo, aquelas linhas fininhas desenhadas sobre o vidro traseiro são resistências que conduzem energia elétrica e aquecem o vidro. Você pode reparar que o desembaçamento ocorre a partir das linhas. Fique tranquilo, você não vai se queimar e também não vai levar um choque caso coloque a mão enquanto estiver funcionando o sistema….

 

embaçado 4
No vidro dianteiro, alguns veículos possuem um botão, igual ao da imagem ao lado, que quando acionado direciona um jato de ar quente na base do parabrisa, e desta forma aquece-o e elimina a condensação presente no vidro. Geralmente este processo é concluído em menos de 2 minutos.

Para veículos que não possuem este botão específico a dica é selecionar a opção AR QUENTE e direcionar o fluxo de ar para os vidros. Rapidinho o vidro ficará transparente novamente.

 

 

 

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *