By: DPaschoal On: outubro 26, 2016 In: +Economia Comments: 0

Hoje vamos falar de um tema bem importante por aqui, a direção defensiva. Mas você sabe o que esse termo significa? Não é nada mais do que uma forma de dirigir, que permite aos motoristas reconhecerem com antecedência situações de perigo e, claro, fazer o máximo para evitá-las.
Inclusive, esse tipo de cuidado é tão importante que existem diversos cursos, indicados para quem está começando a dirigir ou já possui mais experiência no volante. Participei duas vezes de oficinas desse tipo, na qual pude conhecer como os carros são preparados para enfrentar condições diversas e extremas nas ruas. Além disso, recebemos diversas dicas para melhorar nossa postura no trânsito e acertar o veículo para que fique do nosso jeitinho.
Os alunos recebem instruções teóricas de especialistas, geralmente em centros de pilotagem. Ao partir para a prática, a primeira pergunta surge antes mesmo de ligar o motor com: “Você está sentado de maneira correta e confortável?”. Muitos podem responder que sim, mas depois de um certo período no trânsito começam a ficar cansados.
Algumas dicas para se livrar desse problema são:
– Dirigir com braços e pernas um pouco dobrados, evitando assim a tensão dos músculos;
– Apoiar bem o corpo no assento e no encosto do banco e se possível mantê-lo em um ângulo de 90º;
– Manter os calcanhares apoiados no assoalho do carro;
– Ajustar o encosto de cabeça seguindo a altura dos demais ocupantes do veículo e, de preferência, deixar na altura dos olhos.
– Segurar o volante com as duas mãos de forma que seus braços fiquem na posição 9h15 – como um relógio mesmo. Dessa jeito você consegue visualizar melhor o painel e suas funções.
Depois desse primeiro passo partimos para a pista. Lá aprendemos o melhor momento de frear, como evitar colisões e mais uma série de ensinamentos que podem ser facilmente incorporados na nossa rotina. Se você ficou curiosa, que tal conhecer um local que oferece esse tipo de serviço?

Link de acompanhamento: http://blog.dpaschoal.com.br/index.php/direcao-economica-para-todos/trackback/

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *