×
Direção segura

Férias escolares

2017/07/04

2:40

Neste ano, 30% das famílias brasileiras pretendem viajar de carro para aproveitar o período de férias escolares. Os dados são de uma pesquisa do Ministério do Turismo e da Fundação Getúlio Vargas, e indicam um aumento de 47% em relação ao ano passado. Antes de cair na estrada, é preciso fazer uma revisão no carro para evitar possíveis problemas e garantir um passeio seguro.

O principal objetivo é verificar o funcionamento das partes vitais do carro: condições do sistema de rodagem, incluindo o estepe, assim como o balanceamento e a geometria. O mesmo vale para os sistemas de freio, arrefecimento e os itens de segurança relacionados à visibilidade.

O que checar?

“Durante uma revisão de segurança, pode-se obter um diagnóstico do estado real das pastilhas e do disco de freio. Já na estrada, o motorista deve sempre observar o painel eletrônico do veículo”, conta Eliel Bartels, gerente de engenharia e tecnologia da DPaschoal. Também é preciso verificar a bateria do carro. Sua vida útil, bem como todo o sistema elétrico do veículo, deve estar em ordem.

No caso dos pneus, é importante verificar as condições e a calibragem antes de viajar, inclusive do estepe, aumentando a pressão em mais 2 a 3 libras. As palhetas do para-brisa também devem ser testadas. “Também é imprescindível verificar se as lâmpadas do veículo estão todas funcionando e reguladas, de forma a não comprometer o campo de visão do motorista e sem atrapalhar os condutores quem vem no sentido contrário”, explica o profissional.

Outro ponto importante a se checar é o alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas. “O funcionamento adequado desses sistemas são mais que necessários, por isso, observe com atenção se existem vibrações ao volante. Nesse caso, pode ser que uma roda esteja desbalanceada ou com a direção desalinhada”, diz o engenheiro. Atente-se também ao pneu cantando, que pode indicar desalinhamento. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo também podem indicar problemas.

Problemas de superaquecimento são os que mais deixam motoristas na estrada. Portanto, outro sistema fundamental nas revisões é o de arrefecimento. Devem ser conferidas as mangueiras, a situação da água do radiador, os interruptores, as válvulas e a bomba d’água. Não se esqueça de conferir se o triângulo, a chave de roda e o macaco estão dentro do carro funcionando corretamente. O extintor de incêndio deve estar na parte da frente do carro e dentro do prazo de validade. Não possuir algum desses equipamentos obrigatórios, mantê-los mal conservados ou em desacordo com as regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é infração grave e pode resultar em multas.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDireção seguraManutençãoRevisão de SegurançaTécnico
Cuidados especiais com o carro no frio

As condições climáticas adversas no período de inverno podem afetar o desempenho […]

2023/07/14

11:37

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo