×
escolha o pneu
Sem categoria

Como trocar o pneu de modo seguro?

2020/09/08

9:29

Fazer a manutenção correta e acompanhar o desgaste é essencial para garantir a segurança, evitar imprevistos e trocar o pneu na hora certa. Algumas lojas DPaschoal disponibilizam o cartão profundímetro – ou cartão careca – para você saber a hora certa de trocar o pneu, mas você pode fazer usando até mesmo uma moeda de 1 real.

Mas a gente sabe que nem sempre tudo sai como planejado e por isso é tão importante para qualquer motorista saber trocar o pneu do carro. Essa tarefa é primordial em algumas situações de apuros que podem ocorrer na cidade ou na estrada, então confira o passo a passo para saber como realizar a troca de modo seguro:

6 dicas para trocar o pneu de modo seguro

Encoste em local tranquilo e comece a preparar o carro

Percebeu que o carro está deslizando ou desnivelado, procure um local estável e seguro para estacionar. Em vias com muito fluxo, pare longe do tráfego e ligue o pisca-alerta.

Em seguida, puxe o freio de mão e coloque o câmbio de marcha na primeira ou em marcha ré. Ou em modo estacionado, se seu carro for automático. Desça e encontre um objeto para evitar que o automóvel se movimente.

Na hora de trocar o pneu, você precisará do estepe, do macaco e da chave de roda. Eles ficam no porta-malas, mas caso não esteja, leia o manual de instruções do seu veículo.

Pneu ainda no chão

Antes de mais nada, tire a calota e utilize a chave de roda para afrouxar os parafusos no sentido anti-horário. Você pode usar o peso do próprio corpo sobre a chave de roda para fazer isso. Deixe os parafusos soltos, mas não os desprenda-os totalmente ainda.

Levante o carro para trocar o pneu

Pegue o macaco e coloque-o na lateria, perto do pneu que furou (alguns carros possuem o indicador do local exato para encaixar). Encaixe-o na canaleta – parte metálica desenvolvida para recebê-lo – e deixe-o perpendicular ao chão.

Troca de pneu com o step ao lado

Agora, levante-o de forma que o carro fique firme, mas você consiga retirar o pneu murcho. Continue desparafusando a ponto de retirar o pneu de modo seguro. Deixe-o sob o veículo, caso ocorra algum problema, ele amortecerá a queda do veículo.

Coloque o estepe e aperte os parafusos

Ainda com o carro levantado, encaixe o estepe no eixo. Deixe o encaixe dos parafusos bem alinhados e a válvula da câmara de gás virada para fora no veículo.

Estepe colocado, então neste momento você deve recolocar e apertar os parafusos. Com a chave de roda coloque-os e dê uma volta no sentido horário. Todos colocados, agora aperte-os até o final.

Volte o carro para o chão

Com o macaco coloque o eixo novamente no chão. Antes de sair guardando os itens, aperte novamente os parafusos e somente depois retire o macaco. Guarde todos os itens, inclusive o pneu furado no porta-malas.

Tudo pronto para voltar a rodar!

Agora que você tem os quatro pneus funcionando com segurança, volte para a via. A troca exige alguns cuidados, então passe em uma loja DPaschoal perto de você e faça a revisão de segurança para ter certeza de que não vai ter mais nenhum problema com o pneu ou outro componente do carro.

 Gostou desse conteúdo? O CTTi – Centro de Tecnologia e Treinamento e Inovação da DPaschoal – tem um vídeo completo sobre manutenção e dicas para você conservar melhor os pneus do seu carro e ainda economizar no combustível.


Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Sem categoria

Compra de Autopeças Pela Internet: Como Escolher a Peça Certa Para Meu […]

2023/12/12

1:59

Ver mais
Sem categoria

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Embreagem: Funcionamento, Custo e Manutenção […]

2023/12/01

2:45

Ver mais
Sem categoria

Green Friday DPaschoal: Compromisso com Clientes e Meio Ambiente Filosofia da DPaschoal […]

2023/11/24

2:50

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo