×
manutenção carro
+EconomiaManutenção

Como aumentar a vida útil dos principais itens do seu carro?

2020/11/19

2:22

Aumentar a vida útil dos itens do carro é o desejo de todo motorista. Afinal, quanto mais tempo você conseguir usar o veículo e os itens automotivos de forma segura, mais economia para o seu bolso e para o meio ambiente.

Agora, planejar tais cuidados é outra história. E é por isso que decidimos dar uma mãozinha com dicas fáceis de colocar em prática. Quer ver só?

Cuidados com o carro

Cuidados com o motor:

Para cuidar do motor, é importante fazer as trocas periódicas de óleo, de acordo com o manual do proprietário – que pode ser a cada seis meses ou 10.000 km rodados. É imprescindível substituir o filtro do óleo, do ar e do combustível, sempre a cada troca.

O sistema de freios também precisa de cuidados. Uma dica importante é verificar sempre o nível do fluido de freio no reservatório, que fica localizado logo abaixo do capô do lado do motorista. O correto é trocá-lo e não completá-lo.

Cuidados com os pneus:

A calibragem dos pneus a cada 15 dias, com a pressão correta, além de diminuir o desgaste irregular, ainda te ajuda a economizar no combustível. Mas lembre-se, sempre calibre os pneus ainda frios e nunca se esqueça de colocar a tampinha da válvula e calibrar também o estepe.

Fazer os serviços de alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km rodados também é uma medida que diminui o desgaste irregular dos pneus, aumentando sua durabilidade.

Bateria, sistema elétrico e luzes:

Para manter a sua bateria em ordem, verifique sempre se existe oxidação nos polos e, caso estejam oxidados, limpe-os.Certifique-se também de que a bateria esteja bem fixada, examinando o suporte e os cabos e faça periodicamente uma revisão no sistema elétrico, verificando o sistema de carga.

Após dar partida no carro, quando o motor ainda estiver frio, aguarde de 1 ou 2 minutos para sair.Assim, o carro consome menos combustível e gera menos poluição.

Palhetas e sistema de limpeza dos vidros: uma dica para aumentar a durabilidade, é acionar o sistema de limpeza dos vidros, ao menos uma vez por semana, para hidratar as borrachas.

Quais hábitos devo evitar?

Para cuidar da embreagem, por exemplo, que é uma das peças que mais sofre desgastes, é muito importante que você não fique com o pé apoiado no pedal, porque esse hábito provoca maior atrito entre o platô, o disco e o volante do motor, além de aumentar o calor na região.

Aquele costume de filme também, de passar as marchas com rapidez, dando arrancada que chama a atenção, isso deve ser evitado ao máximo, assim como arranques bruscos ou acelerações excessivas, pois isso aumenta o consumo de combustível e gera mais poluição.

Outras dicas:

Outros itens para cuidar na hora de aumentar a vida útil do seu carro são: checar o fluido de arrefecimento, conferir o nível de água do radiador, ficar atento às luzes de manutenção que por ventura surgirem no painel e, claro, usar produtos de qualidade comprovada em qualquer um desses itens.

  • Ao manter o tanque cheio, a evaporação do combustível é bem menor. Além disso, abastecer pela manhã gera economia, pois as moléculas frias são menores nesse período do dia, o que permite que uma maior quantidade de combustível percorra o tanque pelo mesmo preço.
Tanque de combustível esvaziando
  • Caso não use o seu carro com frequência, é bom ligá-lo uma vez por semana, por exemplo. Outros costumes que preservam o veículo é não deixá-lo exposto ao sol ou a temperaturas muito quentes – muito menos chuvas.

A manutenção preventiva, focada no cuidado antes de dar algum problema, é a forma mais econômica e ambientalmente correta de manter o seu carro funcionando corretamente por mais tempo. Quando for fazer algum reparo ou mesmo a manutenção preventiva, dirija-se a uma loja especializada. Conte com a DPaschoal para cuidar do seu carro e garantir vida muito longa.

ENCONTRE A DPASCHOAL MAIS PRÓXIMA

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

mecanico-disco-de-freio
FreiosManutençãoSem categoria
Vai viajar no feriado? Aprenda a identificar sinais de que seu freio precisa de manutenção

O último feriado prolongado de 2023 está prestes a começar! Somado ao […]

2023/11/17

1:04

Ver mais
técnico de serviços indicando para o cliente a revisão da suspensão
AmortecedoresManutenção
Barulhos na suspensão, o que pode ser?

Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]

2023/11/10

1:55

Ver mais
+EconomiaCuriosidadesFreiosManutenção
Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura Viajar […]

2023/09/08

10:28

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo