×
CuriosidadesManutenção

Bateria automotiva de qualidade, a relação com o meio ambiente

2021/04/15

11:08

Como você sabe, a bateria automotiva é responsável pelo armazenamento da energia necessária para o arranque do motor e o funcionamento das luzes e de outros equipamentos elétricos, quando o veículo está desligado.

Quando ligamos o veículo a bateria praticamente perde essa função, que passa a ser exercida pelo sistema elétrico do carro. Por isso, é importante assegurar que ele também esteja em boas condições.

Você já passou pela situação de ligar o carro e a bateria não funcionar? Ou conhece alguém que passou por isso e acabou perdendo algum compromisso importante? Mas saiba que é possível se preparar para evitar esse tipo de situação.

O primeiro passo para evitar problemas com a bateria é colocar na sua rotina alguns hábitos que podem ajudar a conservar esse componente. Além disso, é preciso ficar atento às necessidades do seu veículo: quanto mais tecnologia ele possuir, maior será a necessidade de uma bateria de qualidade e vida útil.

A bateria pode durar de três anos a três anos e meio, mas para isso, o motorista precisa ter alguns cuidados com o equipamento. Esses cuidados, além de aumentarem a sua economia (pois vai demorar mais tempo até ter que trocar e comprar uma nova) contribui para o meio ambiente, pois poupa recursos da fabricação de uma nova bateria antes da hora.

Esse é o tema do texto de hoje. Vamos lá?

Cuidados para economizar a bateria e manter o seu bom funcionamento

  • Ao desligar o veículo, desligar também as luzes e acessórios;
  • Sempre que possível, rodar por 15 a 20 min após dar a partida no carro;
  • Conferir se seus acessórios são compatíveis com a bateria do carro;
  • Nunca deixe a chave no contato e não use equipamentos eletrônicos sem dar partida, para evitar o consumo da bateria;
  • Ao dar partida, deixe o ar-condicionado desligado para não sobrecarregar a bateria;
  • Verifique se os terminais estão sujos e, caso preciso, limpe com água e bicarbonato de sódio.

Para garantir o funcionamento de todos os seus acessórios, além de ser compatível, opte por produtos que ofereçam durabilidade e garantias.

E o que a bateria automotiva tem a ver com o meio ambiente?

As baterias automotivas precisam ser destinadas corretamente quando estão inservíveis. Isso porque, em sua composição há chumbo ácido, elemento químico extremamente prejudicial para os seres vivos.

A maioria das baterias são seladas, o que impede que o líquido entre em contato com as pessoas. Ainda assim, todo o cuidado é pouco, pois, caso uma bateria seja descartada na natureza, além de demorar mais de 100 anos para se decompor, pode contaminar outras pessoas, animais, solos e águas.

A destinação correta para empresas especializadas, garante que as baterias sejam reutilizadas ao máximo, diminuindo também os recursos gastos no processo de fabricação de novas baterias.

Escolha do produto: qualidade é a palavra chave

Atualmente, as melhores marcas de bateria contam com tecnologias capazes de aumentar a durabilidade e a segurança dos veículos e economia no dia a dia, garantindo seu desempenho e performance dos equipamentos.

Por isso, quando for escolher a bateria, observe o que a marca pode te oferecer além do preço como: selo de qualidade, garantias, tecnologias diferenciadas, indicação para vários tipos de veículos, marca original em diferentes montadoras e tenha as certificações necessárias.

Baterias usadas ou de má qualidade podem resultar em falhas no motor, vazamentos, danos nos equipamentos eletrônicos e menor vida útil (gera mais lixo para o meio ambiente e maior gasto para o seu bolso).

A DPaschoal é especialista em bateria automotiva!

Nas lojas DPaschoal, os técnicos realizam o teste eletrônico de bateria que emite um laudo com a previsão de vida útil da bateria, para evitar surpresas desagradáveis com a falha dela em um momento importante. Além disso, o teste avalia o sistema elétrico como um todo, averiguando o sistema de carga. O teste é rápido e totalmente gratuito!

Quando estiver na hora certa de trocar a bateria, a DPaschoal, por meio do Programa Economia Verde, faz a destinação ambientalmente correta de todos os produtos usados e inservíveis, inclusive, a bateria do seu carro.

Você já conhece o curso de Mecânica Básica da DPaschoal? Lá você também aprende mais sobre bateria automotiva, clique para saber mais!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

mecanico-disco-de-freio
FreiosManutençãoSem categoria
Vai viajar no feriado? Aprenda a identificar sinais de que seu freio precisa de manutenção

O último feriado prolongado de 2023 está prestes a começar! Somado ao […]

2023/11/17

1:04

Ver mais
técnico de serviços indicando para o cliente a revisão da suspensão
AmortecedoresManutenção
Barulhos na suspensão, o que pode ser?

Aprenda a identificar os barulhos na suspensão para evitar desgastes irreversíveis nos […]

2023/11/10

1:55

Ver mais
CuriosidadesDestaque
DPaschoal Brilha em 2023: Dupla Vitória em Atendimento ao Cliente!

A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada

2023/09/25

4:58

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo