×
Manutenção

As luzes do painel

2017/01/04

11:46

Hoje vamos falar um pouquinho sobre as luzes do painel do carro. Muitas delas já conhecemos muito bem, mas outras não são tão autoexplicativas assim. Mas nem todas as luzes do painel são autoexplicativas. Se você ainda não sabe o que significa cada uma, preste atenção porque elas podem indicar problemas de manutenção do carro. Preparamos aqui alguns tópicos com elas, para te ajudar a entender melhor o que cada uma significa.
Confira o que cada uma significa:

injecaoInjeção – É a luz da injeção eletrônica. Sempre depois de dar a partida, ela deve apagar. Se permanecer ligada depois da partida, algo pode estar errado. Você deve procurar um especialista.

oleoPressão de óleo – Quando essa luz se acende, quer dizer que há pouco óleo no motor ou algum existe algum problema no sistema de lubrificação do motor. Para isso, o primeiro passo é verificar como está o nível de óleo no motor, e também procurar um especialista, para identificar a fundo as causas do alerta.

bateriaBateria – Se essa luz permanecer ligada depois que o carro estiver em funcionamento, é sinal de que a bateria não está sendo carregada pelo alternador. É preciso procurar um especialista.

freioFreio – Essa luz indica que o freio de mão está puxado. Se ela ficar ligada com o freio de mão solto, no entanto, pode ser algum problema no freio, principalmente falta de fluído no reservatório. Neste caso, você deve completar o fluído e procurar um mecânico.

comunstivelCombustível – Essa é fácil, mas não ignore ou confie demais na reserva. Vale lembrar que carro parado por falta de combustível é infração de trânsito, que prevê multa de R$ 85,13, quatro pontos na carteira de habilitação e guincho.

temperaturaTemperatura – Indica que há superaquecimento no motor do carro. Pode ser desde a falta de água no radiador até problema em algum componente do sistema de arrefecimento. Se ela estiver ligada, pare e veja se a água do radiador está no nível. Se o problema persistir, procure um mecânico. O superaquecimento pode danificar peças do motor.

alertaAlerta – Fica separada das demais luzes. Ela não liga sozinha, somente se você apertar caso esteja com problemas no carro ou em situação de risco.

faroisFaróis – Indica que os faróis do carro estão acessos. Quando estiver verde, é a luz baixa e o azul indica luz alta.

cintoCinto – Indica que o uso do cinto de segurança é obrigatório.

portasPortas – É ativada se alguma porta estiver aberta. Em alguns modelos quatro portas há um ícone para cada porta, inclusive do porta-malas

Lembrando que, qualquer dúvida ou problema identificado no painel do seu carro, não deixe de procurar um especialista.

Você tem mais alguma dúvida sobre as luzes do painel do seu carro? Manda aqui pra gente e respondemos para você!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Marcio disse:

    Muito bom.

  2. William disse:

    Interessante. Boas informações

  3. William disse:

    Interessante. Boas informações e dicas

Posts relacionados

Manutenção
4 mitos sobre manutenção de carros

Muito se fala sobre manutenção de carros e algumas dicas acabam sendo […]

2018/04/06

7:37

Ver mais
Manutenção
Já fez a revisão do seu carro este ano?

Já estamos em abril e você ainda não parou para dar aquela […]

2018/04/06

7:23

Ver mais
Manutenção
Gastando muito combustível?

Já na primeira semana de 2018, os postos do país registraram novo […]

2018/02/16

9:35

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

Digite um e-mail válido