×
Tudo sobre pneus

Dicas para conservar pneus e combustível

2018/02/21

9:04

Muita gente espera o pneu ficar murcho para parar e calibrar, mas o que poucos sabem é que esse cuidado aumenta a durabilidade do pneu

Quando foi a última vez que você calibrou seus pneus?

Muita gente espera o pneu ficar murcho para parar e calibrar, mas o que poucos sabem é que esse cuidado aumenta a durabilidade do pneu, a segurança ao dirigir e, até mesmo, a reduz o consumo de combustível!

Estima-se que 1 em cada 3 veículos está com a pressão dos pneus abaixo do especificado pelo fabricante, e menos de 19% dos motoristas checam a pressão dos pneus regularmente, seja num posto de combustível ou nos milhares de autocentros espalhados pelo país.

 

Para te convencer a colocar na sua rotina a calibragem dos pneus, listamos 8 dicas:

1- Os pneus atuais perdem cerca de 1 libra de pressão todo mês. Isso pode aumentar o consumo de combustível em até 0,3% por quilômetro rodado.

Por exemplo: 4 pneus com pressão recomendada de 35 libras, rodando com apenas 25 libras cada um. Isto aumenta o consumo em até 12%, o que equivale a desperdiçar um tanque a, aproximadamente, cada 8 tanques de combustível.

2- Segundo o departamento de transporte norte-americano, automóveis que rodam com 25% abaixo da pressão recomendada dos pneus possuem 3 vezes mais chances de se envolverem em acidentes.

3- Válvulas de segurança (os biquinhos de borracha) sofrem com a exposição a chuva, sol, sujeira e falta da tampinha. Tais condições geram trincas na borracha e corrosão no núcleo metálico da válvula, levando a uma perda mais rápida da pressão nos pneus.

4- Quando o pneu roda com pressão abaixo do recomendado, ele gera mais calor na região do costado (nas laterais) em função do maior número de micro flexões. Calor moderado e constante nos pneus faz com que se desgastem mais rápido. Você já deve ter visto pneus de caminhão estourar pelas estradas… aquilo geralmente é uma combinação de pressão baixa, sobre carga e temperatura elevada.

5- A pressão dos seus pneus pode variar até 2% a cada 10°C de aumento da temperatura. Isto significa que um pneu com 34 libras e com 15°C de temperatura interna, pode chegar até 37 libras rodando numa rodovia com 60°C de temperatura interna no pneu.

6- Verifique os pneus a cada 15 dias e siga a pressão recomendada pelo fabricante no manual do proprietário e na coluna da porta do motorista. Em alguns casos, a informação também está disponível atrás da tampa do bocal de abastecimento.

7- Verifique a pressão do estepe a cada 60 dias. É sempre bom garantir que ele está apto para uso

8- Faça a calibragem com os pneus “frios”, pois quando você roda muito com o veículo a temperatura aumenta, o ar dentro do pneu expande e você vai medir uma pressão acima do “real”. Além disso, verifique se você está rodando “vazio” ou “carregado”, pois a maioria dos fabricantes de veículos variam a pressão dos pneus em função do peso transportado no automóvel.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo