×
seminovos
DestaqueDireção segura

5 dicas para comprar carro usado sem ter dor de cabeça

2021/01/18

3:25

Carro usado: será que vale a pena comprar? A procura pelo seminovo perfeito pode vir a ser longa, mas sabendo exatamente o que deve considerar, a compra será segura – o que o levará, consequentemente, a desfrutar o máximo da relação custo-benefício.

Pesquisas mostram que faz parte do comportamento do consumidor brasileiro trocar de carro com mais frequência. Para além da funcionalidade óbvia, o apreço pelo automóvel é questão de status. A fim de atender tal necessidade, é sempre bom que os veículos usados – ou novos – ofereçam o maior número de benefícios, tais como: ar-condicionado, direção hidráulica, air bag, sistema de som e entretenimento e por aí vai…

Para não ter dor de cabeça na hora de comprar um carro usado, os seguintes verbos não podem sair de sua mente: pesquisar, conferir, confirmar, apurar e analisar.

Como a oferta de veículo seminovo é imensa – variedade de marcas, modelos, cores e versões – você pode ficar à vontade nesses quesitos e se atentar nos seguintes pontos chave para fazer uma boa escolha em qualquer caso. Confira abaixo as dicas para comprar carro usado sem ter dor de cabeça

1. Procure um local de confiança

Aperto de mãos

Se preferir ir a lojas especializadas em carros usados, verifique com antecedência avaliações de outros clientes. Hoje, quase todas elas têm presença digital, o que facilita bastante na hora de fazer a pesquisa.

Cuidado também com a intimidação dos vendedores, sem falar na desonestidade travestida de “oferta imperdível”. O caso mais comum de fraude é quando a loja ou vendedor volta a quilometragem no painel do carro usado, limpam peças para esconder vazamentos e realizam consertos provisórios e superficiais.

Na hora de visitar um provável vendedor, indicado ou já conhecido, faça uma lista de itens importantes para não se esquecer de perguntar. Se puder, leve o carro usado a um centro automotivo especializado e de sua confiança para uma avaliação profissional.

2. Não adie a documentação

Documentação em dia evita os temíveis golpes. Carros alienados, carros em leilão, além de informações importantes como se o carro foi batido e precisou de uma reforma geral, tudo isso consta nos documentos, por isso exija o acesso a eles.

Outra forma de evitar problemas é fazer um laudo cautelar e verificar toda a documentação, sem preguiça. Uma vez adquirido o carro usado, solicite o manual do proprietário, para ajudá-lo na manutenção do dia a dia.

Falando em manutenção, verifique com cuidado o histórico de manutenção do veículo antes. Atualmente, existem diversos meios de gerenciar e guardar as informações de manutenções do veículo de forma digital. São os aplicativos de celular que permitem a visualização das revisões já realizadas e até as necessidades futuras ou atrasadas.

#DICA:  ter o histórico de manutenções registrado é um fator que inclusive valoriza o automóvel na hora da venda, pois o comprador tem a segurança que o veículo segui um plano de manutenção adequado.  Por isso, se você pensa em vender o seu carro em algum momento, é de grande valor ter o registro do histórico completo de revisões e trocas.

3. Verifique avarias no veículo

Soa como algo simples, porque parece necessário averiguar apenas o que é visível aos olhos, só que é imprescindível ser minucioso. Repare desde a limpeza interna à qualidade do combustível usado e veja se as informações da documentação e registros condizem com as condições dos itens veiculares. Veja alguns itens para checar ao avaliar um carro usado:

Veiculo riscado
  • Pintura,
  • Ondulações na lataria,
  • Portas, 
  • Capô, 
  • Teto,
  • Para-choques,
  • Data de fabricação dos pneus,
  • Desgaste nos estofados, volante e pedais,
  • Odores (para o caso de ter enfrentado enchentes),

Com uma verificação atenta, você mesmo pode perceber nessa hora se houve ou não alteração no hodômetro (que indica a distância percorrida pelo veículo).

4. Dê uma volta com o veículo

Não tenha vergonha de pedir para fazer um test drive. Dirigir o carro usado que deseja comprar é indispensável, porque é uma das maneiras mais simples e eficientes para avaliar o desempenho, entre outros detalhes.

Ah, e não dê apenas uma voltinha. Dirija alguns quilômetros. Durante o test drive, preste atenção nesses pontos:

  • Som do motor, 
  • Troca das marchas,
  • Pedais (acelerador, freio e embreagem), 
  • Dirigibilidade,
  • Trepidação do painel,
  • Possíveis barulhos no interior do carro,
  • Freios,
  • Suspenção (alinhamento).

5. Cuidados com o seu novo carro usado:

Ao adquirir o carro usado, passe a usar combustível de qualidade, além de óleos e fluidos de boa procedência. Bons óleos e fluidos garantem a correta lubrificação e evitam atritos e o desgaste prematuro ou indevido dos outros componentes. Isso contribui para o aumento – ou garantia – da vida útil do motor do carro.

Cuidados com o veiculo

Além disso, eles limpam e refrigeram o motor, aumentando a economia de combustível, reduzindo a emissão de gases poluentes e garantindo o máximo do desempenho.

Por fim, se tiver dúvidas sobre o preço de determinado carro usado, você pode consultar a Tabela Fipe. Ela apresenta a média de preço no mercado – considerando região, estado de conservação, acessórios que o veículo seminovo disponibiliza – o que funciona como bom parâmetro na hora de negociar.

Com paciência e bastante informação, você compra carro usado sem ter dor de cabeça.

Gostou dessas dicas? Confira mais em nosso blog.

Venha conhecer também nosso site de serviços e peças.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

CuriosidadesDestaque
DPaschoal Brilha em 2023: Dupla Vitória em Atendimento ao Cliente!

A DPaschoal recebeu nesta semana duas premiações que reforçam um dos valores fundamentais que orientam os negócios da empresa: acreditar sempre na satisfação do cliente em sua jornada

2023/09/25

4:58

Ver mais
CuriosidadesDestaque
DPaschoal presente em debate sobre “O Futuro do Profissional do Volante”

A indústria de transporte rodoviário está enfrentando uma série de desafios significativos, incluindo a falta de profissionais especializados, a necessidade de capacitação contínua, o surgimento de novas tecnologias e inovações em serviços, bem como as consequências dessas questões para empresas e colaboradores.

2023/09/14

4:09

Ver mais

Contato

Newsletter

Receba nossas
novidades por email:

    Digite um e-mail válido

    Pular para o conteúdo